quinta-feira, 28 de maio de 2009

LITERATURA DE CORDEL PARA DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA

PROJETO LITERATURA DE CORDEL PARA DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA.
Autores do Projeto: Artur Costa Miranda
Maria Eunice dos Santos Souza
Paulo Sérgio Moura Silva
Rosimeire Barbosa da Silva
Sarah da Silva Santos Silva

1.TÍTULO:

PROJETO LITERATURA DE CORDEL PARA DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA.

ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS

CLIENTELA: alunos da 8º série do Ensino Fundamental da Escola Palma Muniz.

1. JUSTIFICATIVA:

A razão do projeto “Literatura de Cordel para Desenvolver o Gosto pela Leitura” é utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas relacionados à educação escolar como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, espiritualidade, ética, educação sexual, combate às drogas, violência, condição social da população, amor ao próximo.

E criar na escola um circuito de leitura: alunos lendo, produzindo histórias, contando história diante de outros alunos, proporcionando, assim a socialização do saber, através da reflexão e troca de experiência de leitura e escrita de cordéis.

Este projeto possibilita que a sala de aula se transforme numa oficina e os alunos em artesãos de textos, proporcionando aos educandos uma imersão no mundo da leitura, garantindo que todos se expressem e possam apresentar com dinamismo: dramatizando, dançando, declamando, cantando, narrando, etc.

Conseqüentemente todos serão desafiados a produzir seus próprios textos utilizando as diferentes formas de organização textual de acordo com as especificidades da literatura de cordel: quadras, sextilhas, setilhas, motes, canções, etc.
E criar na escola um circuito de leitura: alunos lendo, produzindo história, contando história diante de outros alunos, proporcionando, assim a socialização do saber, através da reflexão e troca de experiência de leitura e escrita de cordéis.











OBJETIVO GERAL:

Utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas relacionados à educação escolar como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, espiritualidade, ética, educação sexual, combate às drogas, violência, condição social da população, amor ao próximo.

RESULTADOS ESPERADOS:

A clientela atendida formará uma turma heterogênea constituídas de alunos de diferentes faixas etárias (de 14 a 16 anos), alguns provenientes da zona rural, chegando na escola apresentando dificuldades na leitura, na oralidade e na escrita.

Este projeto beneficiará, pois passarão a ler periodicamente livros literários e diversos, apresentando oralmente a obra lida e produzindo o seu próprio livro semestralmente.



Cada aluno produzirá pelo menos um livrinho tornando-se autores e responsáveis pela própria ilustração do mesmo. Outros chegarão a fazer mais produções e ler pelo menos três livros num bimestre.

O referido projeto será um trabalho orientado e estimulado pelas (os) professoras (o) coordenadora, havendo uma participação e uma melhoria na leitura oral, na escrita, e no desempenho da produção textual apresentando com coerência e coesão, além de propiciar um melhor relacionamento entre os alunos e colegas da escola de um modo geral.

BIBLIOGRAFIA

TAYLOR, C. W. Criatividade: Progresso e Potencial ed. Da Universidade de São Paulo, p. 78-180.1964.

ABROMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices.
São Paulo. Scipione, 1997.








Nenhum comentário:

Postar um comentário