Autores do Projeto: Artur Costa Miranda
Maria Eunice dos Santos Souza
Paulo Sérgio Moura Silva
Rosimeire Barbosa da Silva
Sarah da Silva Santos Silva
1.TÍTULO:
PROJETO LITERATURA DE CORDEL PARA DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA.
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS
CLIENTELA: alunos da 8º série do Ensino Fundamental da Escola Palma Muniz.
1. JUSTIFICATIVA:

A razão do projeto “Literatura de Cordel para Desenvolver o Gosto pela Leitura” é utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas
relacionados à educação escolar como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, espiritualidade, ética, educação sexual, combate às drogas, violência, condição social da população, amor ao próximo.
E criar na escola um circuito de leitura: alunos lendo, produzindo histórias, contando história diante de outros alunos, proporcionando, assim a socialização do saber, através da reflexão e troca de experiência de leitura e escrita de cordéis.


Este projeto possibilita que a sala de aula se transforme numa oficina e os alunos em artesãos de textos, proporcionando aos educandos uma imersão no mundo da leitura, garantindo que todos se expressem e possam apresentar com dinamismo: dramatizando, dançando, declamando, cantando, narrando, etc.

Conseqüentemente todos serão desafiados a produzir seus próprios textos utilizando as diferentes formas de organização textual de acordo com as especificidades da literatura de cordel: quadras, sextilhas, setilhas, motes, canções, etc.
E criar na escola um circuito de leitura: alunos lendo, produzindo história, contando história diante de outros alunos, proporcionando, assim a socialização do saber, através da reflexão e troca de experiência de leitura e escrita de co
rdéis.

OBJETIVO GERAL:
Utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas relacionados à educação escolar como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, espiritualidade, ética, educação sexual, combate às drogas, violência, condição social da população, amor ao próximo.
RESULTADOS ESPERADOS:
A clientela atendida formará uma turma heterogênea constituídas de alunos de diferentes faixas etárias (de 14 a 16 anos), alguns provenientes da zona rural, chegando na escola apresentando dificuldades na leitura, na oralidade e na escrita.
Este projeto beneficiará, pois passarão a ler periodicamente livros literários e diversos, apresentando oralmente a obra lida e produzindo o seu próprio livro semestralmente.

Cada aluno produzirá pelo menos um livrinho tornando-se autores e responsáveis pela própria ilustração do mesmo. Outros chegarão a fazer mais produções e ler pelo menos três livros num bimestre.
O referido projeto será um trabalho orientado e estimulado pelas (os) professoras (o) coordenadora, havendo uma participação e uma melhoria na leitura oral, na escrita, e no desempenho da produção textual apresentando com coerência e coesão, além de propiciar um melhor relacionamento entre os alunos e colegas da escola de um modo geral.
BIBLIOGRAFIA
TAYLOR, C. W. Criatividade: Progresso e Potencial ed. Da Universidade de São Paulo, p. 78-180.1964.
ABROMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices.
São Paulo. Scipione, 1997.
1. JUSTIFICATIVA:

A razão do projeto “Literatura de Cordel para Desenvolver o Gosto pela Leitura” é utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas
relacionados à educação escolar como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, espiritualidade, ética, educação sexual, combate às drogas, violência, condição social da população, amor ao próximo.E criar na escola um circuito de leitura: alunos lendo, produzindo histórias, contando história diante de outros alunos, proporcionando, assim a socialização do saber, através da reflexão e troca de experiência de leitura e escrita de cordéis.


Este projeto possibilita que a sala de aula se transforme numa oficina e os alunos em artesãos de textos, proporcionando aos educandos uma imersão no mundo da leitura, garantindo que todos se expressem e possam apresentar com dinamismo: dramatizando, dançando, declamando, cantando, narrando, etc.

Conseqüentemente todos serão desafiados a produzir seus próprios textos utilizando as diferentes formas de organização textual de acordo com as especificidades da literatura de cordel: quadras, sextilhas, setilhas, motes, canções, etc.
E criar na escola um circuito de leitura: alunos lendo, produzindo história, contando história diante de outros alunos, proporcionando, assim a socialização do saber, através da reflexão e troca de experiência de leitura e escrita de co
rdéis.
OBJETIVO GERAL:
Utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas relacionados à educação escolar como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, espiritualidade, ética, educação sexual, combate às drogas, violência, condição social da população, amor ao próximo.
RESULTADOS ESPERADOS:
A clientela atendida formará uma turma heterogênea constituídas de alunos de diferentes faixas etárias (de 14 a 16 anos), alguns provenientes da zona rural, chegando na escola apresentando dificuldades na leitura, na oralidade e na escrita.
Este projeto beneficiará, pois passarão a ler periodicamente livros literários e diversos, apresentando oralmente a obra lida e produzindo o seu próprio livro semestralmente.

Cada aluno produzirá pelo menos um livrinho tornando-se autores e responsáveis pela própria ilustração do mesmo. Outros chegarão a fazer mais produções e ler pelo menos três livros num bimestre.
O referido projeto será um trabalho orientado e estimulado pelas (os) professoras (o) coordenadora, havendo uma participação e uma melhoria na leitura oral, na escrita, e no desempenho da produção textual apresentando com coerência e coesão, além de propiciar um melhor relacionamento entre os alunos e colegas da escola de um modo geral.
BIBLIOGRAFIA
TAYLOR, C. W. Criatividade: Progresso e Potencial ed. Da Universidade de São Paulo, p. 78-180.1964.
ABROMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices.
São Paulo. Scipione, 1997.
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