quinta-feira, 9 de julho de 2009

APRENDA MATEMÁTICA COM O LÚDICO

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ENGº PALMA MUNIZ.
Professora: MARLI RODRIGUES DA SILVA
PROJETO: O Lúdico na Matemática.

JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento do projeto Matemática e ludicidade busca envolver os educando nas brincadeiras, jogos e desafios apresentados e construídos. Os alunos perceberão que é possível aprender Matemática de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados, bem como contribuindo para o aumento da criatividade no ensino da Matemática. Contudo, é a freqüência dos exercícios no dia-a-dia que permite desenvolver as capacidades de raciocínio e de resolução de problemas. Esses jogos facilitarão a aprendizagem, mostrando o lado divertido de estudar a tabuada. São atividades que poderão ser praticadas diariamente em sala de aula ou até mesmo em casa com os pais.

OBJETIVO
Proporcionar ao aluno momentos que incentive é contribuir para a melhoria da aprendizagem da matemática através de atividades lúdicas a serem desenvolvidas, como: jogos, brincadeiras, atividades de percepção e de estímulo ao raciocínio lógico dos alunos. Onde os alunos possam se envolver neste projeto de maneira intensa, sentir-se motivados com as atividades lúdicas, e desenvolver iniciativa, interesse, curiosidade, capacidade de análise e reflexão, e melhor interação com o grupo de colegas.
CONTEÚDOS
Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.

ESTRATÉGIAS
Superar as dificuldades encontradas no estudo das quatro operações fundamentais contribuindo para a melhoria da aprendizagem da Matemática através de atividades lúdicas a serem desenvolvidas, através de jogos, atividades de percepção e de estímulo ao raciocínio lógico dos alunos.

AVALIAÇÃO
Observar se os alunos ampliam as possibilidades de chegar aos resultados que envolvam cálculo mental usando as quatro operações fundamentais e a memorização de alguns resultados.

TEMPO ESTIMADO
De 30 a 45 minutos por aula, uma vez por semana, durante todo o ano, revezando as atividades.

OBSERVAÇÃO
Esse trabalho é contínuo, a seqüência do mesmo deverá acontecer durante todo ano letivo.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Alguns jogos adaptados para a tabuada, outros criados especificamente para essa situação. Dentre eles destacam-se:
Dominó
Pega varetas
Bingo Educativo
Jogo da Velha
Baralho

MATERIAL NECESSÁRIO
ü Dominó das operações: Papel cartão ou cartolina branca, caneta hidrográfica preta e tesoura.
ü Pega varetas: Material industrializado do ou com palitos de churrasquinho pintados nas cores: 10 amarelas, 7 verdes,6 azuis,5 vermelhas e 1 preta num total de 29 palitos.
ü Bingo Educativo: Jogo industrializado.
ü Jogo da Velha: Material industrializado do ou uma cartela desenhada com 9 casas e 10 botões com 5 botões de cada cor.
ü Baralho: Papel cartão ou cartolina branca, caneta hidrográfica preta e tesoura.

Dominó das operações: Nº. de alunos: Até 5 participantes por jogo.
Pega varetas: Nº. de alunos: 2 participantes por jogo
Bingo Educativo ou Loto: Nº. de alunos: No mínimo 3 participantes
Jogo da Velha: Nº. de alunos: 2 participantes por jogo
Baralho: Nº. de alunos: 4 participantes por jogo.


“A razão principal de se estudar Matemática é para
aprender como se resolvem problemas.”
Diretor: Walter Marcena Beltrão
Vice-Diretora: Ivoneide Araújo Silva
Secretária: Joselita Lopes
Sala do NIED: Prof. Paulo Sérgio





























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